Nas últimas semanas estive mergulhada no assunto "
marketing cultural". Pois é, a função tcc já começou no MBA. Bom, compartilho agora o artigo sobre o tema.
O Marketing Cultural como estratégia no processo de comunicação
Sabe-se que a imagem institucional de uma organização é fator determinante para seu sucesso ou falência. A atuação do profissional de relações públicas se faz necessária nesse âmbito, pois está inteiramente ligada aos aspectos corporativos institucionais. Além disso, cabe a este profissional abrir diálogos com os diversos segmentos da sociedade, gerindo de forma eficaz a comunicação. Para tanto, existem muitos instrumentos disponíveis. Entre eles, ressaltamos o marketing cultural, foco principal deste estudo. Ele contribui para uma formação positiva da imagem de uma organização perante seus públicos e sociedade em geral.
Entende-se por marketing cultural toda ação que usa a cultura como veículo de comunicação para difundir o nome, o produto, o serviço ou fixar a imagem de uma empresa patrocinadora. Além de ser um grande gerador de renda, o marketing cultural possibilita e favorece o desenvolvimento social, intelectual e cultural dos envolvidos. Esta é uma ferramenta de comunicação que, se aplicada com critério e seriedade, oferecerá inúmeras vantagens aos patrocinadores, artistas, produtores e empresas. Além disso, gera a oportunidade de criação de vínculo positivo com os públicos.
O marketing cultural é uma ferramenta de comunicação que está ligada diretamente ao âmbito institucional e tem sido muito utilizada por organizações privadas. A cada ano, é maior o número de empresas interessadas no tema, pois, a ferramenta oferece inúmeras vantagens para quem patrocina um evento deste tipo.
Ao patrocinar um evento musical, por exemplo, a empresa pode não só associar sua marca àquele estilo musical e público, como pode, também, distribuir amostras de seus produtos (promoção); disponibilizar ingressos aos seus colaboradores como premiação (endomarketing); promover uma apresentação especial exclusiva para convidados (marketing de relacionamento); mostrar o artista consumindo o seu produto durante o show (merchandising); enviar mala-direta aos clientes informando que o show está acontecendo e é patrocinado pela empresa (marketing direto); realizar uma campanha específica, destacando a importância do patrocínio (publicidade) e outras ações paralelas que tem o poder de ampliar o alcance da ação de marketing cultural.
Por fim, acreditamos que este seja um nicho do mercado em que a atividade de Relações Públicas tende a crescer, pois tem o papel de mediadora dos interesses das organizações e o profissional tem um papel estratégico na formação da opinião pública.
Autora: Fabiana Begnini
Nenhum comentário:
Postar um comentário