quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A comunicação e a Responsabilidade Socioambiental

Agora sim!! O assunto do momento por Carolina Cunha - minha aspirante preferida!

Comunicadores na difusão de idéias socioambientais

Conforme revelado por quatro relatórios distintos, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU revelou no ano de 2007, que os impactos ambientais se deram as ações de degradação dos seres humanos. No mesmo ano comprovou-se também, que os mesmos causadores dessa catástrofe tomaram consciência de que algo poderia ser feito pelo nosso Planeta.

Ações de responsabilidade social foram se tornando importantes práticas em empresas de todos os portes e setores, que através de campanhas sociais e ecológicas reeducaram muitos colaboradores e até mesmo comunidade nas quais estão inseridas.

Nesse aspecto, entra a força da Comunicação Social como fator facilitador para a promoção de ações de cunho socioambiental e de conscientização. O estímulo aos hábitos de reciclagem, racionamento de água e luz, consumo consciente e preservação de recursos naturais dentro e fora das empresas, são atitudes simples e se bem planejadas contribuem positivamente na formação de indivíduos responsáveis, além de trazer benefícios às instituições e comunidade na qual estão inseridas.

Em vista disso, profissionais com conhecimento na área de planejamento comunicacional, como é o caso do Relações Públicas, tem o papel fundamental como agente de desenvolvimento e difusão de informações. Sua importância é dada tanto no que diz respeito às competâncias ambientais e sociais, como em outros diversos segmentos no quais são necessárias suas atribuições.

Autora: Carolina Cunha (Estudante de RP)

Nenhum comentário: