segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Feevale promove curso intensivo de Marketing

A dica é para quem quer se aprofundar no assunto.

Intensivo de Marketing

Apresentação: O Intensivo de Marketing da Feevale possui diferenciado método de ensino, no qual o aluno desenvolve um plano de marketing aula a aula. Indicado para profissionais de todas as áreas que buscam uma vantagem competitiva, para melhor planejar e gerir o composto mercadológico de seus negócios.

Público-alvo: Destina-se a gestores, executivos, profissionais, empreendedores e estudantes de marketing, comunicação e administração que desejam aprofundar e atualizar seus conhecimentos na área de marketing, elaborando um plano de marketing para o seu negócio.

Programa:
• Conceito de MarketingAlinhar o conceito de marketing estratégico e o mix de marketing entre os participantes.
• MarcaMarca, uma vantagem competitiva e seus atributos
• Planejamento de Marketing I. Planejamento: tipos, função e etapas. A estrutura de um plano de marketing.
• Ambiente de NegóciosAnálise de macroambiente (economia, política, tecnologia, etc). Definição e cenários.
• Estratégia de Negócios - Conceituação e aplicação das principais estratégias de negócios. • Análise da Concorrência - Definição e descrição de concorrentes. Estudos comparativos.
• Análise de Mercado - Estudo do comportamento de compra.
• Segmentação e Posicionamento - Técnicas de segmentação de mercado. Análise de atratividade e seleção de segmentos-alvo. Conceito e função do posicionamento competitivo. Estratégias de posicionamento.
• Planejamento de Marketing II - Revisão geral. Matriz FOFA (SWOT). Apresentação preliminar dos trabalhos.
• Finanças - Elaboração do orçamento de marketing. Análise e projeção do D.R.E. Análise de custos x benefícios do plano de marketing.
• Produtos e Serviços - Conceitos, diferenças e principais ferramentas. O ciclo de vida do produto e as diferenças estratégicas associadas à cada etapa. A complexidade da administração de serviços e diferenciação através de serviços. Qualidade em serviços.
• Preço - Análise de preços. Estratégias de precificação.
• Praça - Distribuição e Logística - A cadeia de valores. Definição e estratégias em logística. Definição de canais de distribuição, cobertura, pontos de venda, etc.
• Comunicação - Conceito de Comunicação Integrada. Estudo das ferramentas de comunicação: promoção de vendas, propaganda, marketing direto, publicidade, merchandising, venda pessoal etc.
• Elaboração e apresentação de um plano de Marketing.

IMPORTANTE: Assessoria individual: Cada aluno terá à disposição uma hora individual com o docente para elaborar seu plano de negócio.

Carga horária: 92 horas

Certificado: Para a certificação, mínimo de 75% de freqüência.

Período: 22 de agosto a 19 de dezembro de 2009.

Dias: 22, 28, 29/08, 11, 12, 18, 19, 25, 26/09, 02, 03, 16, 17, 23, 24/10, 06, 07, 13, 14, 20, 21, 27, 28/11, 04, 05, 11, 12 e 19/12.

Horário: sextas-feiras, das 19h15min às 22h15min e sábados, das 9h às 12h30min.
*no primeiro sábado, dia 22/08, a aula será das 8h às 11h30min
*em alguns sábados a aula vai iniciar as 8h, mas os alunos serão avisados com antecedência.

Local: sala a definir – Campus II.

Ministrantes:
Ary Filgueiras - Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Luterana do Brasil e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha com Assessoria de Comunicação há mais de 10 anos, tanto na esfera pública como privada. Participou do plano estratégico de diversas marcas de calçados no Vale do Sinos, entre outros setores. É sócio-diretor da Business Press, empresa de comunicação que fundou em 2004. Entre seus principais cases destacam-se a Calçados Bibi, Aveto, Lucca - West Coast - Cravo & Canela - Pincéis Atlas - Mythus Fragrancias - Rovitex - Trick Nick.

Biagio Antônio Filomena - Supervisor Financeiro na Areva, com experiência profissional nas áreas de planejamento e controle em empresas como RBS, Claro e MWM International. Graduado em Economia e Administração de Empresas pela Pucrs, pós-graduado em Finanças e Gestão Empresarial e mestre em Administração pela Ufrgs.

Felipe Schmitt Fleischer - É consultor da Valorem Consultoria Empresarial, associado à Molter Estratégia e Controladoria, especializado em implementação estratégica através da metodologia de Balanced Scorecard, além de estudos estratégicos de marcas e concorrência, em nível nacional e internacional. Possui experiência de vários anos em consultoria, atendendo a clientes de grande porte, como Lojas Paquetá, Diadora, Dumond, Via Uno e Converse All Star. Graduado em Administração de Empresas pela Ufrgs, com especialização em Marketing e pós-graduação em Gestão Empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas.

Gustavo Campos - Sócio e Analista de Inteligência da FOCAL. Pesquisador e consultor da Molter Estratégia & Controladoria. Graduado em Administração pela Escola de Administração da Ufrgs, com ênfase em marketing, pós-graduado em Gestão Empresarial pela Pucrs, MBA em Gestão Estratégica pela Fundação dos Administradores – FA.RS. Fundou a Academia de Empreendedores. Dedicou mais de 30.000 horas em consultorias de intervenção em empresas de médio e grande porte do Brasil. CRA/RS: 18.627.

Walter Meucci Nique: Doutor em Administração pela Universidade Pierre Mendès France (Grenoble - França); ex-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da Ufrgs (1985-1991); ex-secretário de Estado do Planejamento (1991-1993); ex-secretário de Estado dos Assuntos Internacionais (1993-1994); Administrador Gaúcho do Ano (1989); professor da Escola de Administração da Ufrgs nos níveis de graduação, especialização, mestrado e doutorado; professor convidado da Universidade de Paris III – Sorbonne; professor convidado da Escola de Comércio de Troyes (Champagne - França); coordenador do MBA Cultura de Negócios Europa-América do Sul. Vera Denise Muller - Profissional de Marketing com mestrado em Gestão Empresarial pela Ufrgs, com ênfase em Marketing, MBA em Comunicação com formação em Marketing pela ESPM/RS, Programa de desenvolvimento de dirigentes pela Fundação Dom Cabral e graduada em Administração de Empresas e Ciências Contábeis pela Faccat. Atua como professora de graduação e pós-graduação na Feevale e consultora de empresas na área de marketing.

Coordenadora: Profª. Vera Denise Muller.

Vagas Limitadas!

Promoção: Feevale – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas- Curso de Administração.

Organização: Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – PROACOM.

Nenhum comentário: