Uma questão de consciência
No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, aproximadamente 600 pessoas se formam em Relações Públicas todos os anos. Destes, apenas 10% possuem registro oficial no Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas da 4ª Região (Conrerp RS/SC). Tenho certeza que essa situação se repete em todo o País. Em outubro de 2006, tivemos mais uma comprovação dessa diferença. Nas últimas eleições para o Conselho, tínhamos somente 7.034 votantes em todo o Brasil¹. Um número baixíssimo se considerarmos como base a média anual do RS e SC, citada anteriormente. Mas por que tamanha discrepância numérica? Talvez a falta de informação em relação à importância deste registro seja um dos motivos.
Além de ser lei, ter o registro profissional nos qualifica, agrega valor, gera a sensação de orgulho e de dever cumprido. Quantas vezes vemos e ouvimos pessoas se intitularem Relações Públicas sem terem feito faculdade? Sem terem o conhecimento adquirido com a teoria e com a prática que as universidades nos proporcionam? Inúmeras. É freqüente encontrarmos promoters de bares e discotecas e pessoas que fizeram “cursinhos” de organização de eventos nos entregarem seus cartões de visitas com a nossa titulação.
As instituições públicas e privadas também possuem um papel importantíssimo nesse processo de mudança. A contratação de colaboradores registrados deveria ser uma prática comum no nosso dia-a-dia, pois é o registro profissional, em qualquer área, que comprova a aptidão para exercer a atividade escolhida. A exemplo de outras carreiras como medicina, direito, engenharia ou farmácia, a apresentação do registro na entidade de classe é pré-requisito para admissões. E, exceto pela escolha do curso, não somos diferentes desses profissionais.
Dia 22 de novembro é o Dia Nacional de Valorização da Profissão de Relações Públicas e, para finalizar, cito a frase utilizada para divulgar a Campanha: “Relações Públicas: mais que uma profissão, é uma causa, uma paixão, um caso de amor”.
Relações Públicas
CONRERP RS/SC – 2464
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