quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Congresso aborda a comunicação integrada

Americano apresentou idéias sobre a comunicação integrada

Há pelo menos 31 formas de mídia que atingem o consumidor, segundo ensinou o americano Don Schultz, um dos palestrantes convidados pela ADVB para debater “Os diferenciais do futuro”, no Congresso de Marketing e Vendas realizado dia 17/11 em Porto Alegre. Por razões como esta, ele afirmou que é importante identificar:

o que o consumidor quer,

o que ele necessita e

o que deseja.

Mais:

deve-se aprender o que o consumidor quer comprar, e não apenas como a empresa quer vender.

Segundo Schultz, o interesse crescente de todos os profissionais de marketing nos países em desenvolvimento, torna o Brasil e os mercados brasileiros alvos lucrativos para empresas globais. “Agora o Brasil oferece relativa estabilidade de mercado, crescimento populacional contínuo, penetração limitada de marcas multinacionais, fortalecimento crescente de marcas brasileiras, melhorias em infra-estrutura e expansão em sistemas de comunicação”, disse o professor emérito do Northwstern University (EUA) e consultor de corporações como 3M, Siemens e Campbell Soup.

Ele apresentou sua palestra com o apoio de um PowerPoint com 103 telas. Defendeu a idéia de que, para alcançar o potencial global, as empresas brasileiras terão de desenvolver habilidades em vendas, marketing, promoção e gestão de marca para concorrer com multinacionais. Para Schultz, o Brasil precisa de novas capacidades para acompanhar as mudanças no mercado. “Tentar ‘replicar’ as melhores práticas de multinacionais pode ser um equivoco caro para as empresas brasileiras”, afirmou.

Fonte: Coletiva.net

Nenhum comentário: