sexta-feira, 31 de julho de 2015

Business Model Canvas

Oi gente!
Conforme prometido, hoje falaremos sobre o CANVAS.

O Canvas é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos. 

Inicialmente proposto por Alexander Osterwalder, baseado no seu trabalho anterior sobre Business Model Ontology, o Business Model Canvas é um modelo de negócios visual, que muito lembra os esquemas de mapa mental. A ideia é que o usuário utilize post its em cada uma das áreas estratégicas propostas para definir o seu modelo de negócio.



OS NOVE BLOCOS DO CANVAS SÃO:

Clientes: o bloco irá definir quem são as pessoas ou organizações que a sua empresa pretende atingir. Aponte os nichos nos quais pretende entrar.

Propostas de valor: o objetivo aqui é definir qual o problema dos clientes e como satisfazê-los. Mapeia-se o pacote completo de serviços ou produtos que serão comercializados. É hora também de pensar nos diferenciais da empresa e em como ela agregará valor aos clientes.

Canais: no terceiro bloco são colocadas as ideias sobre como se comunicar com os clientes e como alcançá-los da maneira mais efetiva. Isso inclui as formas de contato com os clientes e também a entrega do produto ou a finalização do serviço.

Relacionamento com os clientes: aqui, o projeto deve focar em como estabelecer e manter relações com os clientes, além de como fazer a manutenção das relações já estabelecidas.

Fontes de receita: nessa área do mapeamento da sua empresa, coloque todas as fontes que gerarão renda: clientes, publicidade, parcerias, etc. É interessante pensar em quanto os clientes querem pagar, pelo que eles querem pagar e como será esse pagamento; dessa forma se constrói um modelo real, apesar de simples.

Recursos-chave: liste todos os recursos necessários para colocar o empreendimento em funcionamento: recursos físicos, financeiros, capital humano, etc.

Atividades-chave: aqui são listadas quais as atividades devem ser desenvolvidas para cumprir as ideias anteriores relacionadas aos produtos, canais de distribuição, relacionamento com clientes, etc.

Parcerias-chave: em muitos casos, as parcerias melhoram consideravelmente o nível de uma empresa. Isso pode se dar na terceirização de serviços, na aliança com outros grupos não concorrentes ou mesmo em uma parceria sólida com os fornecedores, para garantir vantagens às duas partes. No oitavo bloco do seu Canvas, insira todas as opções de parcerias-chave e como elas irão complementar o seu empreendimento.

Estrutura de custos: no último bloco, reúna as informações sobre os custos do seu empreendimento. Aponte os custos fixos e variáveis, veja quais são as partes mais caras do negócio (a produção? O capital humano?) e grife os custos mais importantes para o desenvolvimento da empresa.

Para quem se interessou, AQUI é possível utilizar a ferramenta de forma virtual, basta se cadastrar no site. O livro também é bastante interessante: Business Model Generation.


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