quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Envie SPAM e destrua sua reputação

Especialmente hoje, esse artigo (disponível no site da Coletiva.net) veio bem a calhar! De ontem pra hoje acho que recebi uns 30 SPAMS na minha caixa mensagens... uma coisa inacreditável!
Portanto, se você que está lendo este post tem o hábito de enviar SPAMS aos seus clientes... tenha muito cuidado e não deixe de ler este artigo!

Envie SPAM e destrua sua reputação
por Eduardo Marques *

É impressionante como ainda há empresas que em plena expansão do marketing de relacionamento na internet, continuam apostando no envio de e-mails não autorizados - os chamados SPAM. Movidos pelo amadorismo e pela busca desenfreada por novos consumidores, tais empresas ignoram um dos valores mais estimados por estes: a reputação de uma marca.
A internet, outrora um mundo desconhecido e pouco habitado, rapidamente se organiza. Seja por leis ou pelo simples bom senso coletivo, o que reflete a humanidade que a habita. Humanidade essa que, ao longo de sua trajetória no planeta, tem o costume de transformar em sociedades os territórios em que ela se estabelece.

A compreensão disso é muito importante para o desenvolvimento dos seus negócios na internet. Da simples rede que ligava computadores nos anos 90 para a imensidão de aplicativos sociais que hoje consomem nosso tempo e criam novos costumes, a internet se adapta e evolui constantemente.

Caso você ainda seja um adepto do SPAM, um conselho: ficar preso a estratégias ultrapassadas só resultará na extinção ou no enfraquecimento de sua marca. O consumidor atual, não tolera mais o recebimento de divulgação não solicitada.

Sendo a credibilidade e a reputação as verdadeiras moedas da internet, sua empresa só tem a perder ao ter sua imagem denegrida e associada a outros anúncios (nada nobres) que figuram na caixa postal de muitos usuários. Afinal, se ele não se chatear com mais lixo em sua caixa postal, sempre haverá um espaço para o seu anúncio em algum lugar entre a promoção de remédios para impotência e um cujo título seja “enlarge your ...”.

Então, como fazer? Monte sua própria base de e-mails. Ao comprar base de dados de origem suspeita, você perde duas vezes. Uma à vista e outra a prazo, pois você mancha a sua marca cada vez que aborrece alguém com a inconveniência em formato “delivery”.

Em contrapartida, o envio solicitado de e-mails, o bom e velho e-mail marketing, tem evoluído e vem colhendo bons frutos. Ao construir uma base de usuários que requisitaram o recebimento de informações, a recepção é diferente. O usuário já está no aguardo de seu comunicado.

Aqui vão algumas dicas de como aumentar suas chances de sucesso:

Segmentação: Classifique seus contatos de acordo com interesses. A informação genérica é abundante, já a informação especifica é valiosa e os usuários dão muito valor a isso.
Personalização: Crie empatia, identificando o usuário pelo nome quando necessário. Informações pessoais colhidas de visitas ao seu site transmitem exclusividade e atenção.

Relacionamento: Estabeleça um programa de relacionamento onde a moeda de troca seja vantajosa para ambos os lados.

Canal de Atendimento ao Consumidor: Esteja acessível e presente. Faça uso das mídias sociais para isso, se possível.

Opção para descadastro: Lembre-se que o usuário não é seu. Porém é seu papel fazer com que ele não perca o interesse por sua empresa.

Por fim, tenha em mente que o atual estreitamento das relações sociais que hoje ocorre na internet, também se expande ao mundo dos negócios. Conhecer e se aprofundar sobre a cultura digital é fundamental para qualquer empreendimento que use a internet como plataforma de negócios. Sendo assim, o resumo é simples: uma empresa de futuro deve se desvencilhar de estratégias ultrapassadas.

* Eduardo Marques é gestor de projetos web da dBrain.

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