terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dica de Leitura!

Difusão Editora lança o primeiro livro brasileiro para medir o ROI em comunicação

Chega ao mercado, pela Difusão Editora, a primeira obra que, de fato, aprofunda a discussão e fornece caminhos para calcular o ROI em comunicação: “Retorno de Investimentos em Comunicação: avaliação e mensuração”. A obra, que tem 424 páginas e preço de R$ 86,00, é de autoria de Mitsuru H. Yanaze, professor titular da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-ESP) e consultor das maiores companhias do país. O título ainda traz como co-autores Otávio Freire, doutor em Comunicação e professor conferencista da ECA-USP, e Diego Senise, graduado em Publicidade pela ECA-USP e Analista de Data Intelligence da AgênciaClick Isobar.

O livro mostra conceitos necessários para que profissionais demonstrem com mais critério como os resultados de comunicação impactam o negócio. O texto propõe uma série de metodologias de mensuração, parte delas já utilizadas por empresas brasileiras para avaliar os resultados de suas ações de comunicação. O livro, traz ainda, uma pesquisa inédita com 50 companhias das Maiores e Melhores da Exame, além de referências internacionais e métricas em 15 categorias. A publicação é a mais abrangente do mercado em metodologias de mensuração que podem ser usadas por empresas e consultorias.

Dividido em quatro partes principais, o livro descreve, analisa e propõe metodologias de mensuração em 15 áreas da comunicação utilizadas por institutos de pesquisa, empresas brasileiras e também pela Mitsuru H. Yanaze & Associados.

O título ainda destaca como as empresas podem buscar uma orientação de marketing, abordando a relação de objetivos, metas e indicadores de comunicação, com foco no fluxo de caixa, demonstrativo de resultados e balanço patrimonial. Além disso, avalia textos de diversos autores brasileiros e estrangeiros sobre mensuração, eficácia em comunicação, valorização da marca e retorno de investimento.

“As organizações estão cada vez mais críticas com seus investimentos. E a área de comunicação tem sido bastante cobrada para demonstrar que tipo de resultado efetivo as suas ações têm alcançado e que tipo de benefício tem gerado pela companhia, seja no curto, no médio ou no longo prazo”, explica Mitsuru. “Por isso, o objetivo principal do livro é dotar os profissionais de comunicação dos conhecimentos financeiros necessários para promover o diálogo entre a comunicação e os números”.

Com “Retorno de Investimentos em Comunicação: avaliação e mensuração”, a Difusão Editora consolida sua especialização na publicação de livros técnicos para a área de Comunicação. Entre os principais autores da Difusão estão Margarida Kunsch, Massimo Di Felice, Derrick de Kerkove, James Grunig, Ana Almansa, Fábio França, Maria Aparecida Ferrari, Marques de Melo, Paulo Nassar e Marlene Marchori. “Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos”, “Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional – volumes 1 e 2” , “Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas”, “Do público para as redes – a comunicação digital e as novas formas de participação social”, “A Comunicação como fator de humanização das organizações” e “Jornalismo, Forma e Conteúdo” estão entre os principais títulos na área de Comunicação já lançados pela Difusão Editora.

Para quem se interessou, o livro está à venda nas melhores livrarias e também pelo site http://www.difusaoeditora.com.br/.

Nenhum comentário: