sexta-feira, 14 de maio de 2010

Comunicação interna x redes sociais

É, as mídias sociais estão aí, e cada vez mais são utilizadas por empresas que desejam melhorar a comunicação com seu público. Achei interessante essa matéria por que já é comum vermos o lado inverso dos benefícios que a ferramenta proporciona.
Bem, a leitura vale como dica, orientação, sugestão,....
Gostei da ideia do manual de utilização da internet!
A dica é da Fernanda Koetz, via twitter.
Uma comunicação interna eficiente ajuda a evitar problemas com redes sociais
Num universo de mídias sociais tão presentes, mais do que permitir ou não o seu uso durante o expediente, o empreendedor precisa se preparar para problemas mais graves, como o colaborador escrever algo negativo sobre a empresa no Twitter. O que fazer?

Uma saída pode ser antecipar-se ao problema, investindo, por exemplo, num plano de comunicação interna eficiente. Não apenas as grandes empresas podem lançar mão de manuais de conduta na internet. Os pequenos e médios empreendedores também deveriam fazê-lo.

Numa agência de comunicação paulistana de pequeno porte, logo no primeiro dia de trabalho os estagiários recebem um livrinho com as normas da casa e os cuidados necessários em relação ao uso da internet. Ali está escrito, entre outras coisas, que os e-mails da empresa são monitorados - então é melhor não usá-lo para conversas pessoais. Soube recentemente que agora a equipe busca uma maneira de deixar claro no manual quais serão as implicações para quem twittar algum processo interno da agência.

Fazendo com o que o colaborador saiba exatamente quais serão as consequências de seus atos virtuais – entenda-se aí a publicação de scraps e tweets -, o empresário não terá maiores dores de cabeça na hora de explicar o porquê da advertência. Afinal, está tudo previsto no manual.

Implementar esse método na empresa requer alguns cuidados. É importante que as regras sejam escritas de forma clara, para não deixar dúvidas pendentes, e abranjam o maior número possível de questões.
Por Heloiza Camargo

3 comentários:

Unknown disse...

Quando comecei a ler imaginei que seria um texto dando dica de como melhorar o relacionamento da empresa com o funcionário, ou a melhor maneira de criar relacionamento interno por meio de redes sociais. Mas, não, é de como punir seu funcionário e ter a razão. Decepcionado.

Unknown disse...

Ta, isso eu ja sei... e aí? Queria ler algo novo

Fabiana Begnini disse...

Acho que não ficou claro o objetivo do post. O assunto está sendo abordado a partir do olhar do empregador e não do empregado. Em algum momento da vida seremos chefes e será necessário "deixar claro" (entenda-se através comunicação interna) de que forma os colaboradores devem se portar quando se referirem a empresa onde trabalham no twitter, durante seu horário de expediente. Acredito que como relações públicas e comunicadores, vcs saibam da importância da imagem institucional... e como gestores de um grupo vcs terão que prezar por isto. Então, esclarecendo, o objetivo de se criar um manual de utilização da internet não é punir os colaboradores da empresa, pelo contrário. Se fosse para punir, seria bem mais fácil simplesmente "cortar" a utilização do twitter no ambiente de trabalho. Concordam?