terça-feira, 5 de maio de 2009

Ação Sociocultural & Marketing Cultural

Galera! Pra quem se interessa por marketing cultural, esse vale a pena! Eu vou participar!
Segue a dica!

Ação Sociocultural & Marketing Cultural

Objetivos

Facilitar o entendimento do processo de concepção, elaboração e implantação de projetos de Marketing Cultural e Ação Cultural destacando a distinção entre os dois campos, promovendo uma convergência entre os interesses de posicionamento e visibilidade das empresas, e de cidadania e participação dos grupos sociais no mundo atual.
Discutir as medidas anunciadas pelo MinC referentes a alterações na Lei Rouanet, abordar medidas anticrise para a cultura, e empresas culturais no SIMPLES. Abordagem da LIC.

Resultados esperados

Entendimento prático da concepção, incentivos e melhor implantação de projetos socioculturais.
Compreensão do nexo existente entre a produção cultural, as demandas socioculturais, a legislação da cultura e do terceiro setor, e a boa governança institucional e corporativa, e que deve nortear as atividades do profissional de comunicação, de marketing e do agente cultural.

Professores

Prof. Clara Pugnaloni
Doutoranda em Ciências Sociais pela PUC-SP. Mestre em Ciências da Comunicação pela USP. É membro do Núcleo de pesquisa Complexus da PUC-SP. Desenvolve pesquisa na área Comunicação para o Desenvolvimento e presta consultoria na área de projetos socioculturais. É consultora de Comunicação para o Desenvolvimento da FAO/ONU na África. Professora universitária.

Prof. Carlos Tadeu Siepierski
Doutor em Antropologia Social pela USP. Foi coordenador de pesquisa em ONGs por vários anos na Europa e África. Foi professor no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo por uma década. É membro fundador do Inter[VERSÃO] - Grupo Transdisciplinar de Estudo das Linguagens. Desenvolve pesquisa na área de cultura e globalização e presta consultoria na área de projetos socioculturais. Atualmente é professor de Antropologia na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Convidados

Fábio Cesnik
Advogado pelo largo de São Francisco, sócio do escritório Cesnik, Quintino e Salinas Advogados, especializado em Legislação da Cultura e Terceiro Setor. Autor de diversos livros na área. Diretor do Instituto Pensarte. Ministra cursos sobre legislação.

Cleonisse Inês Schmitt
Cientista da informação pela UFSC. Gestora cultural, coordenadora no Museu Nacional do Mar dos projetos socioculturais de inclusão social e extensão comunitária. Atou no IPHAN e é especialista em planejamento e execução de projetos de música, literatura, incentivo à leitura, folclore e formação de público.

Fábio André Rosenfeld
Administrador de empresas pela UFRGS. Coordenador da LIC, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Atuou na Secretaria do Planejamento Municipal, Câmara Municipal de Porto Alegre e é especialista em Orçamento Público,Técnicas de Controle e Análise de Projetos.

Público-Alvo

Profissionais responsáveis pela análise, concepção e implantação de projetos, marketing Cultural e ações socioculturais. Profissionais das áreas de comunicação corporativa e marketing responsáveis por aprovação e patrocínio de projetos. Profissionais de Museus e Casas de Cultura. Gestores municipais de cultura.

Programa

Primeiro dia- Manhã

1. Ambiente do Marketing Cultural no Brasil
Política Cultural
Ação sociocultural e o desenvolvimento social
Ação Cultural como fator de inclusão social
Capital cultural/Capital social
Movimentos sociais e cultura
ONGs e cultura

Tarde

2. Cultura como fator de desenvolvimento do capital social
Cultura, etnocentrismo, pertencimento
Identidade e pluriculturalismo
Cultura erudita, cultura popular, cultura de massa e cultura pós-moderna
Cultura e sociedade: Estado e Sociedade Civil
Cultura no mundo contemporâneo – ( fruição, colaboração, antagonismo)
Globalização e cultura
Economia criativa

3. Marketing e Ação Cultural & Estratégica Corporativas
Marketing Cultural – histórico, conceitos básicos.
Principais objetivos no Marketing Cultural das empresas
Planejamento em Ação Cultural
Ação Cultural e Comunicação
Comunicação Corporativa & Diagnóstico participativo

Segundo dia - Manhã

4. A Prática da Ação Cultural – Projetos e implantação
Cientista da informação & agente cultural
Gestor cultural: ação cultural como prática de cidadania frente à sua comunidade:
a pesquisa participante – o que a comunidade deseja?
Formação de público
Concepção de projetos – da idéia à formatação
Planejamento e apresentação de projetos para captação
A participação das instituições, organizações e empresas nos projetos comunitários.
Turismo Cultural. O caso do Museu nacional do Mar.
Projetos socioculturais como fator de inclusão social, cidadania e sociabilidade.

Tarde

5. Prática de Ação Cultural – Legislação
Medidas anticrise para a cultura. Empresas culturais no SIMPLES;
Formas de sustentação e financiamento da cultura
patrocínio, mecenato, filantropia – diferenças;
Leis de Incentivo à Cultura, objetivos, legislação, dedução fiscal;

Lei Rouanet e alterações. Aspectos teóricos.
O que muda? Como utilizar a lei. Facilidades e dificuldades para empresas, instituições e ONGs.
Principais cuidados a serem observados quanto à legislação nos projetos.
Aspectos práticos.

LIC - Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul.
O que é e como funciona o sistema LIC.
IN 01/2007
Apresentação de projetos

Data e Local de Realização

14/05 [ quinta-feira ] e 15/05 [sexta-feira] Porto Alegre
Santander Cultural – Rua Sete de Setembro, 1028

Investimento - R$ 380,00

Informações e inscrições no site Procultura

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