Não pude comparecer a palestra, mas pelo texto de cobertura do evento parece ter sido interessante...
Caso Melissa
Na noite da quarta-feira (25/3), alunos do curso de Design e interessados em moda e cases de sucesso em marketing puderam acompanhar as palavras de Paulo Pedó Filho, gerente da divisão Melissa, do grupo Grendene. O convidado participou do Design +, evento que funciona como um observatório de que traz iniciativas de destaque no cenário gaúcho, e trabalhou a temática Design e Conteúdo na transformação de uma marca.
Há 30 anos no mercado, a Melissa é a primeira marca da Grendene. Segundo o palestrante, seus consumidores possuem comportamento de fãs e colecionadores. “Depois do reposicionamento, em 1998, isso ficou muito mais claro. A Melissa deixou de ser uma alternativa de baixo preço, para pessoas de menos condições, e virou foco das atenções de quem tem mais informação, poder aquisitivo e encara o produto como acessório de moda, uma peça de design que transmite mensagens positivas.”
Assim, a empresa encarou um redesign de estratégia e posicionamento da marca. Os famosos “4Ps” do composto de marketing trabalham de forma integrada e também permitem cada vez mais a participação de colaboradores. “A Melissa atua em uma unidade especial, separada das outras marcas da Grendene. Nossa imagem se forma através dos concorrentes e de como o produto se coloca no ponto de venda. Portanto, apenas alguns pontos como butiques vendem Melissa. Além disso, foi lançado o espaço conceito Galeria Melissa, localizado na Oscar Freire, em São Paulo. Não é uma loja, mas uma exposição, um local que irradia conceito”, ressalta Paulo.
Sobre o produto, o gerente afirma que ele é muito mais do que objeto físico: é expectativa, desejo, paixão. “Por isso, queremos que esteja no pé de formadores de opinião, que agregue conteúdo, serviço, emoção, inovação e significado. Nesse contexto, entram as parcerias com famosos designers, estilistas e artistas.”
Reforçando seus procedimentos comunicação, o objetivo da Melissa é criar relacionamento através da estratégia no mídia. “Nos comunicamos com o público de várias formas. Campanhas de alinhamento da marca, assinaturas co-branding, eventos de moda como São Paulo Fashion Week, mídia espontânea e internet são alguns exemplos. Além disso, elaboramos uma campanha nacional, que conta histórias temáticas, e uma internacional, que gera visibilidade e reconhecimento”, ressaltou.
Quando o assunto é preço, o valor percebido norteia os trabalhos da empresa. “As pessoas estão dispostas a pagar mais por produtos que lhes tragam experiências de consumo. A ideia é muito mais valorizada que o preço.” Ele ainda destaca que além disso, o Peopleware, ou as pessoas que trabalham com o processamento de dados da marca, são uma equipe multidisciplinar completamente apaixonada e que produz um resultado emocional.
Fonte: J.U. Online
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