Liderança, Marketing de Serviços e Etiqueta Corporativa.
O que eles têm em comum?
Basicamente, as empresas estão no mercado para ofertarem seus produtos e seus serviços. Porém em uma economia pós-industrial, também conhecida como economia de informação o grande desafio está em ser capaz de usar informação e conhecimento para desenvolver serviços mais orientados para o cliente com mais perfeição de valor; e a partir dos produtos físicos empenharem - se em acrescentar mais valor para os clientes.
Ora, para que se faça mais com menos só existe uma maneira, ou seja, ter um bom líder, um bom profissional de marketing de serviços e ainda de quebra um profissional que esteja por dentro das novas regras da sociedade em termos de convívio – etiqueta corporativa.
O bom líder é aquele que vai estimular a equipe, entender os diferentes tipos de perfis dos colaboradores para tentar tirar o melhor de cada um e ainda será o modelo inspirador, aquele que todo colaborador gostaria de ser.
Em que o marketing de serviços difere do marketing de produtos palpáveis? O marketing é apenas um instrumento, mas não constitui na resolução de todos os problemas da organização. Como todo instrumento, ele pode ser bem ou mal usado.
Se perguntarmos a qualquer pessoa o que é marketing, provavelmente ela responderá propaganda ou vendas. O marketing ocorre antes que se conclua a venda e envolve o desenvolvimento de programas cuidadosamente planejados. O marketing se baseia em necessidades e desejos e na exigência de um grupo de clientes escolhidos. A necessidade é do homem. O desejo, por outro lado, é a forma assumida pelas necessidades humanas, moldadas pela cultura e pela personalidade individual. Os desejos são descritos pelas pessoas em termos de objetos que atenderão suas necessidades. E já estamos chegando a definição de marketing de serviço. Exemplo, embora uma pessoa queira o melhor médico ainda se depende de recursos financeiros para tal, portanto ela escolherá os serviços que tiverem o máximo de valor e satisfação, em troca do dinheiro que dispõe. Então, podemos pontuar que troca é um valor importante dentro das ações de marketing. Ou seja, o consumidor troca valor por outra coisa de valor.
E quando falamos em marketing de serviços, além de todas as ferramentas básicas que utilizamos no marketing enfatizamos o relacionamento de longo prazo com os clientes. Os profissionais devem conhecer as necessidades dos clientes principais, dos fornecedores, além de criar sólidos vínculos econômicos e sociais comprometendo a entregar serviços de altíssima qualidade a preços justos.
Então a diferença do marketing para marketing de serviços está na percepção do que o seu cliente necessita o que e como ele compra da concorrência e atendê-lo bem para quando ele quiser comprar o produto, ele o faça com você. Para que tudo isso aconteça precisamos de profissionais de atendimento treinados e bem motivados. Pronto! Chegamos a uma primeira intersecção – precisamos de um bom líder na área de marketing que possa inspirar a equipe!
Já temos dois pontos em comum, agora o que a Etiqueta Corporativa tem haver com tudo isso? É muito simples: Um profissional tem que se adequar ao bom convívio com todos.
Já temos dois pontos em comum, agora o que a Etiqueta Corporativa tem haver com tudo isso? É muito simples: Um profissional tem que se adequar ao bom convívio com todos.
Profissionais com visão perceberão que regras básicas de boa educação, como baterem à porta antes de entrar, enviar um e-mail corretamente, evitar falar ao celular durante o almoço, saber se vestir corretamente, atender as pessoas dentro de “uma boa vontade”. Farão dele um profissional querido e que todos gostam de ficar por perto.
Pronto! Fechamos nossa intersecção.
Pronto! Fechamos nossa intersecção.
O profissional do futuro é aquele que é holístico – têm habilidades cognitivas (técnicas), emocionais e sociais.Portanto, trate de extinguir suas ameaças pessoais e inicie uma nova programação pessoal, cuidando da sua educação continuada.
Por Margareth Bianchini
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